quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Livro Ausência

Com muito prazer recomendo o livro "Ausência" da autora Flávia Cristina Simonelli (Editora Novo Século). Ano 2012.


"O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?


Recebi este livro da própria autora (autografado) e é uma honra poder compartilhá-lo com todos vocês.

O livro narra em 3ª pessoa a história do professor de literatura Ervin e a dificuldade de lidar diariamente com o Alzheimer. Ervin possuía uma vida atribulada com as muitas aulas que ministrava na universidade, era uma mente exemplar e pouco a pouco sua vida começou a mudar em decorrência do Alzheimer. Recebia apoio apenas da filha (psicóloga) e da esposa recebia repreensões, o que deixava Ervin mais angustiado.

A filha Flávia descreve aos poucos os efeitos devastadores do Alzheimer. É um livro envolvente e que traz grandes lições, principalmente para aqueles que desconhecem a doença. Mostra também o quanto é difícil para a família manter-se forte diante de uma situação como esta e que é preciso redimir-se de todos os sentimentos negativos para cuidar daquele familiar com carinho.

Não preciso dizer minha identificação com o livro, pois meu avô sofre de Alzheimer. Vê-lo "definhando" dia após dia, perdendo as memórias, ausentando-se de si mesmo, como se estivesse num mundo distante e perdido, não é fácil. Ainda mais pelo fato de que sempre foi um homem ativo que recebia com a maior alegria os netos em sua casa. Infelizmente, ele nunca mais voltará a ser o mesmo de antes. 

Parabéns a autora por ter tido a iniciativa de compartilhar toda a turbulência de sentimentos e emoções em decorrência dessa doença, conseguindo ao mesmo tempo mostrar o verdadeiro significado da vida.



"A Doença de Alzheimer é uma experiência devastadora.
Para o doente, a perda gradual da memória é o apagar do mais essencial que possuímos, do que nos define e nos diferencia, daquilo que faz de cada um de nós, humanos: nossa identidade.
Para o familiar, é a dor de um luto prologado, pois, embora esteja vivo, aquele à nossa frente vai, pouco a pouco, deixando de ser quem um dia conhecemos e amamos. Mas, a doença também pode ser uma experiência transformadora, um aprendizado diário de novas formas de relacionamento, a descoberta de outros meios de comunicação possíveis que independem da fala, do raciocínio, da razão: o olhar, o toque, o afeto.
E ainda, pode ser uma experiência que, transcendendo a realidade, serve como matéria-prima para a criação artística, alimento imprescindível para nosso espírito, por intermédio da qual podemos expressar, compartilhar e amenizar nossas dores, emoções e sentimentos"



Visitem o site da autora: http://www.flaviacristina.com.br


Quem desejar obter o livro, você pode encontrar aqui: Livraria Cultura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário